Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»“Bolsonaro temia que Brasil desandasse com Lula”, afirma Tarcísio em depoimento ao STF
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    “Bolsonaro temia que Brasil desandasse com Lula”, afirma Tarcísio em depoimento ao STF

    2025-05-30T13:23:14-03:000000001431202505
    Alan Santos/ Presidência

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrava preocupação com os rumos do Brasil após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2023. Segundo Tarcísio, Bolsonaro “temia que o Brasil desandasse”, mas nunca manifestou qualquer intenção de promover um golpe de Estado.

    O depoimento foi prestado no âmbito da ação penal que apura uma possível tentativa de golpe por parte do ex-presidente e de aliados. Tarcísio foi arrolado como testemunha tanto por Bolsonaro quanto pelo ex-ministro da Justiça Anderson Torres. As audiências são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.


    “O governo passou por uma grave crise. Era uma preocupação de que a coisa sempre desandasse, com o futuro do país. A gente conversava basicamente sobre isso”, disse o governador, ao relatar conversas com Bolsonaro no período pós-eleição.

    De acordo com Tarcísio, o então presidente o incentivava a “fazer a coisa correta” e compartilhou erros e acertos de sua própria gestão. “Era uma preocupação enorme com o futuro, com o pressuposto de que o governo Lula assumiria”, acrescentou.

    Ao ser questionado sobre os atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília, o governador afirmou que Bolsonaro “nem sequer estava no Brasil” naquela ocasião. Ele negou qualquer articulação golpista por parte do ex-presidente.

    “Várias conversas, jamais tocou nesse assunto. Jamais mencionou qualquer tipo de ruptura. O presidente estava triste, resignado. Conversávamos sobre muita coisa, e esse assunto nunca veio à tona”, declarou.

    Defesa de Torres desiste de depoimento de Valdemar

    Durante o andamento do processo, a defesa de Anderson Torres desistiu do depoimento de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro. A equipe jurídica também abriu mão das oitivas do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) e do juiz federal Sandro Nunes Vieira.
    Até o momento, 43 testemunhas foram ouvidas por videoconferência, e outras duas enviaram declarações escritas. Das 82 inicialmente previstas, as defesas já desistiram de 16. Restam 21 depoimentos, com previsão de encerramento das audiências até o próximo dia 2 de junho. Nove testemunhas devem prestar depoimento nesta sexta-feira (31).

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.