O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, em um vídeo originalmente publicado em março e republicado no X nesta quarta-feira (21), que será candidato à Presidência da República em 2026. A afirmação foi feita apesar de sua inelegibilidade, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No mesmo vídeo, o ex-chefe do Planalto também mencionou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), buscará a reeleição.
“Nós dois seremos candidatos ano que vem. O Tarcísio para reeleição e eu para presidente. Se eu não aparecer como candidato é uma negação à democracia. Qual foi o crime cometido? Reunião com embaixadores? Tenha santa paciência”, disse Bolsonaro, durante visita ao Salão Nacional e Internacional das Motopeças, na zona norte da capital paulista.
Acompanhado por Tarcísio de Freitas e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente esteve presente no evento. Lá, ele circulou pela feira, experimentou um capacete de grafeno lançado pela Bravo Grafeno – empresa que ele fundou com o filho no ano passado – e fez elogios a Tarcísio, que foi seu ministro e foi lançado por ele ao governo paulista em 2022.
“Foi amor a primeira vista em 2018”, disse Bolsonaro ao lembrar da época que conheceu Tarcísio.