Aos 99 anos, a atriz Berta Loran, reconhecida por suas interpretações humorísticas em Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, faleceu na noite de domingo (28). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ela estava internada.
“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento da Sra. Berta Loran na noite de domingo (28) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, divulgou o hospital.
Nascida em Varsóvia, Polônia, em 23 de março de 1926, com o nome de Basza Ajs, Berta Loran chegou ao Brasil aos 9 anos e adotou o nome artístico que a tornaria conhecida em todo o país. Filha de José Ajs, alfaiate e ator que se apresentava para a comunidade judaica, Berta teve seu primeiro contato com o palco ainda jovem, aos 14 anos, quando improvisou uma apresentação e percebeu sua vocação para o humor: “O bom é fazer rir”, lembraria mais tarde.
Aos 19 anos, casou-se com o ator Handfuss e passou dois anos em Buenos Aires, estreando na televisão no programa Espetáculos Tonelux, da TV Tupi. Posteriormente, trabalhou em Portugal, consolidando-se como humorista em temporadas teatrais e integrando uma companhia local por seis anos.
De volta ao Brasil em 1963, Berta atuou na TV Record e nos palcos cariocas, participando de musicais como Como Vencer na Vida sem Fazer Força, dirigido por Augusto César Vannucci. Em 1966, ingressou na Globo no humorístico Bairro Feliz, de Max Nunes e Haroldo Barbosa, iniciando uma carreira sólida na televisão que incluiria mais de quinze programas humorísticos, oito novelas e diversos filmes e peças teatrais.
Entre seus trabalhos mais lembrados estão Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total, Riso Sinal Aberto, Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens e A Grande Família. Na dramaturgia, atuou em novelas marcantes como Amor com Amor se Paga, Cambalacho, Cama de Gato, Ti-Ti-Ti, Cordel Encantado e A Dona do Pedaço.