O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, foi internado no hospital Sírio Libanês, em Brasília, após passar mal no final da tarde. O magistrado, que está sendo submetido a uma bateria de exames, teve uma indisposição enquanto resolvia pendências finais antes de sua aposentadoria, marcada para este sábado (18).
A suspeita inicial é que Barroso tenha tido um quadro de virose, manifestado por um episódio de queda de pressão. O ministro segue em observação, aguardando os resultados dos exames para um diagnóstico mais preciso, conforme apuração da imprensa.
A assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o ministro foi atendido inicialmente no pronto-atendimento.
Barroso havia anunciado sua aposentadoria antecipada na semana passada, alegando que “a vida é feita de ciclos”. A decisão de deixar a Corte foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.
Com a saída do ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá realizar uma nova indicação para o STF. A tendência, segundo fontes políticas, é que o nome escolhido seja o do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.