A companhia aérea Azul deu início a um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, dentro do chamado Chapter 11, com o objetivo de reestruturar sua dívida e otimizar sua frota. A medida busca assegurar a sustentabilidade financeira da empresa, que é uma das três maiores do setor no Brasil.
Segundo o vice-presidente institucional da Azul, Fábio Campos, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (30/5), o processo não deve trazer impactos diretos aos clientes, e as operações seguirão normalmente.
A recuperação judicial ocorre após a primeira audiência da Azul na Justiça norte-americana. De acordo com a companhia, a estratégia inclui a captação de US\$ 1,6 bilhão em financiamento para quitar parte das dívidas e garantir a continuidade das operações. Além disso, há expectativa de até US\$ 950 milhões em novos aportes de capital na saída do processo.
“Parte desse capital será usada para comprar uma parte da dívida e parte para custear a operação da empresa durante esse período”, explicou Campos.
Redução da frota e devolução de aeronaves
Como parte do plano de reestruturação, a Azul informou que promoverá uma redução de 35% na frota, priorizando aeronaves mais novas e eficientes. Modelos mais antigos, especialmente da linha Embraer E-1, e alguns motores, serão devolvidos aos arrendadores.
A empresa afirma que a devolução desses aviões visa reduzir custos operacionais, ao mesmo tempo em que renegocia contratos de leasing e substitui aeronaves por modelos mais modernos e econômicos.
Plano para reduzir bilhões em dívidas
O plano da Azul é reduzir aproximadamente US\$ 2 bilhões (cerca de R\$ 11,2 bilhões) em dívidas, além de diminuir obrigações de arrendamento. A empresa ressalta que o processo de Chapter 11 é um instrumento legal amplamente utilizado por empresas globais em situações semelhantes, permitindo que continuem operando normalmente enquanto ajustam sua estrutura financeira.
“A Azul pretende sair desse processo com uma estrutura mais sustentável, com mais flexibilidade para enfrentar os desafios do setor aéreo”, destacou a companhia em comunicado oficial.
Durante todo o período de reestruturação, a Azul garante que manterá todos os compromissos com clientes, funcionários e parceiros, incluindo voos, reservas e serviços operando normalmente.