No dia 08 de outubro o Sindicato dos Urbanitários participou de audiência mediada pelo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, com a presença de representante da empresa Equatorial Alagoas, para tratar dos ataques que a entidade vem sofrendo, incluindo a demissão ilegal de uma diretora do sindicato.
Essa primeira audiência teve como objetivo buscar uma solução para os ataques antissindicais, que tem prejudicado a atuação dos Urbanitários e os direitos dos trabalhadores da Equatorial.
O Sindicato dos Urbanitários já havia exposto suas denúncias em audiência realizada no dia 25 de setembro com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, consideradas um ataque ilegal e frontal à liberdade sindical, protegida pela legislação brasileira e por convenções internacionais do trabalho.
Os Urbanitários reafirmaram que tais atitudes são um retrocesso histórico para os direitos trabalhistas e ferem diretamente a Constituição Federal, que assegura estabilidade no emprego para dirigentes sindicais durante o exercício do mandato, para proteger o representante e toda a categoria defendida por ele.
Foi marcada uma nova audiência para o dia 24 de outubro, visando avançar na busca por soluções que garantam o respeito à liberdade sindical e os direitos dos trabalhadores, evitando novas demissões arbitrárias e fortalecendo a luta sindical em Alagoas.
O Sindicato permanece mobilizado e vigilante na defesa de seus diretores e dos direitos da categoria frente às tentativas de intimidação da Equatorial Alagoas.