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Assembleia Legislativa analisa criação da carreira de Professor Indígena em Alagoas

by Política Alagoana
21/08/2025
in Notícias, Municípios, Política
Reading Time: 2 mins read
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Assembleia Legislativa analisa criação da carreira de Professor Indígena em Alagoas

O deputado estadual Silvio Camelo relatou, na Assembleia Legislativa de Alagoas, o parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária nº 395/2023, apresentado pela deputada Fátima Canuto, que autoriza o Governo do Estado a criar a carreira de Professor Indígena no quadro do magistério público.

A iniciativa tem como foco principal promover políticas educacionais voltadas ao fortalecimento da identidade cultural e à valorização das comunidades indígenas de Alagoas. O texto estabelece que a atuação do Professor Indígena será orientada pelos direitos das comunidades, incluindo a utilização das línguas maternas e secundárias e de métodos próprios de ensino e aprendizagem.

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Entre os princípios previstos no projeto estão a liberdade de ensinar, pesquisar e divulgar o conhecimento, respeitando os mecanismos de socialização de cada povo, etnia e aldeia indígena. Também está garantido o acesso a uma educação diferenciada, adequada às especificidades das diferentes etnias e grupos indígenas presentes no estado.

O parecer relatado por Silvio Camelo foi apreciado pela 7ª Comissão de Administração, Relações do Trabalho, Assuntos Municipais e Defesa do Consumidor e Contribuinte, que concluiu pela aprovação da proposta.

Segundo a justificativa apresentada, a criação da carreira de Professor Indígena representa um avanço no reconhecimento da diversidade cultural e educacional de Alagoas, assegurando às comunidades condições adequadas para preservar suas tradições e ao mesmo tempo fortalecer a construção da cidadania.

Para o deputado Silvio Camelo, a medida garante um marco importante para o estado. “Esse projeto valoriza a diversidade cultural de Alagoas e reconhece a importância dos povos indígenas na formação da nossa sociedade. É um passo fundamental para garantir que a educação respeite as tradições e fortaleça a cidadania dessas comunidades”, destacou.

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