• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Assédio sexual: Sindicato dos Servidores do Ifal diz, em nota, que várias denúncias não são apuradas com rigor pela instituição

by Amanda Lima
03/07/2025
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Assédio sexual: Sindicato dos Servidores do Ifal diz, em nota, que várias denúncias não são apuradas com rigor pela instituição

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Sintietfal) divulgou nota acerca das denúncias envolvendo supostos casos de assédio sexual na instituição. O texto foi divulgado após a publicação, no blog, do post intitulado “Suposta conduta sexual inadequada: diretor de Campus do Ifal é afastado do cargo, após reportagem nacional sobre assédio; Instituto destaca adoção de cultura de integridade”.

Na nota assinada nesta quinta-feira (3) por sua Diretoria Executiva, o Sindicato mencionou a reportagem do portal Metrópoles e o post do blog, destacando que o caso foi publicizado pela Reitoria do Ifal após questionamentos do CadaMinuto sobre a reportagem nacional.

Related posts

Festival da Cultura Nerd chega à quinta edição em Maceió com programação gratuita

Festival da Cultura Nerd chega à quinta edição em Maceió com programação gratuita

2025-09-15T22:50:56-03:000000005630202509
Por demora da Câmara, Senado apresenta projeto de isenção do IR

Por demora da Câmara, Senado apresenta projeto de isenção do IR

2025-09-15T22:43:24-03:000000002430202509

O Sintietfal destacou que, por meio de sua Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual, “confronta-se com vários casos denunciados por servidoras e servidores do Ifal que não são rigorosamente apurados pela instituição, o que gera sentimento de impunidade e insegurança em relação à proteção de quem faz a denúncia”.

“O Processo Administrativo Disciplinar está sob sigilo, entretanto após a matéria já se tornou público de que se trata de denúncia de conduta irregular com conotação sexual dentro da instituição de ensino. Esperamos que tal atitude não comprometa o acolhimento e nem fragilize a segurança das denunciantes” pontua outro trecho da nota.

O sindicato informou que também está acompanhando o caso desde o início, atuando no acolhimento das vítimas, na escuta ativa, na orientação sobre seus direitos e na cobrança por medidas institucionais eficazes.

Confira a nota na íntegra:

Nota pública sobre assédio sexual no Ifal

O Sintietfal, sindicato das servidoras e dos servidores do Ifal, vem a público manifestar seu total repúdio a quaisquer práticas de assédio sexual dentro e fora da instituição de ensino. Enquanto sindicato classista, defendemos uma sociedade livre do machismo, da misoginia e LGBTfobia, estruturas sociais responsáveis pela perpetuação de assédios e discriminações.

Na última semana, o portal Metrópoles publicou a matéria “O assédio sexual nos câmpus em 128 atos”, revelando casos ocorridos em Institutos e Universidades Federais de todo o Brasil. Três dias após a publicação da matéria, no dia 27 de junho, o diretor do Ifal do campus Viçosa foi afastado de suas funções por 60 dias e proibido de acessar as repartições internas do Instituto. A decisão do reitor Carlos Guedes de Lacerda foi publicada no Diário Oficial da União.

O caso foi publicizado pela Reitoria do Ifal, após ser questionada pelo portal Cada Minuto sobre a reportagem nacional envolvendo assédios. O Processo Administrativo Disciplinar está sob sigilo, entretanto após a matéria já se tornou público de que se trata de denúncia de conduta irregular com conotação sexual dentro da instituição de ensino. Esperamos que tal atitude não comprometa o acolhimento e nem fragilize a segurança das denunciantes.

O Sintietfal informa que acompanha o caso desde o início, por meio da sua Diretoria Municipal em Viçosa, atuando no acolhimento das vítimas, na escuta ativa, na orientação sobre seus direitos e na cobrança por medidas institucionais eficazes.Por meio de sua Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual, o sindicato confronta-se com vários casos denunciados por servidoras e servidores do Ifal que não são rigorosamente apurados pela instituição, o que gera sentimento de impunidade e insegurança em relação à proteção de quem faz a denúncia.

Reiteramos que o assédio, em qualquer forma, especialmente quando parte de uma relação de poder, não pode ser tolerado ou silenciado. Por isso, exigimos do Ifal:

– A celeridade e seriedade na apuração de todas as denúncias;

– A garantia de sigilo e proteção às vítimas e denunciantes;

– A responsabilização exemplar dos assediadores, conforme a legislação e os normativos institucionais;

– Que reporte às autoridades competentes a prática do crime quando este for identificado.

É dever da instituição assegurar um ambiente seguro, ético e respeitoso para todas as pessoas. O silêncio e a conivência institucional apenas alimentam a impunidade. É urgente romper com a cultura do medo, da omissão e da naturalização do assédio nos espaços educacionais e de trabalho, que tantas vezes protege agressores e silencia vítimas.

O Sintietfal reafirma seu compromisso em construir um ambiente institucional livre de assédio, e continuará cobrando formação, prevenção, canais de denúncia efetivos e políticas permanentes de combate à violência de gênero e à cultura patriarcal no Ifal.Seguiremos vigilantes, solidários às vítimas e comprometidos com a luta por justiça, respeito e igualdade dentro do Ifal. Nenhuma a menos. Nenhum direito a menos. Tolerância zero ao assédio sexual!

Alagoas, 3 de julho de 2025

Diretoria Executiva do Sintietfal

Previous Post

Mulher dá à luz em calçada, é socorrida e foge do hospital sem o bebê

Next Post

Governo de Alagoas alinha ações para fortalecer turismo e artesanato em reunião estratégica entre SEPLAG, SETUR e SERFI

Next Post
Governo de Alagoas alinha ações para fortalecer turismo e artesanato em reunião estratégica entre SEPLAG, SETUR e SERFI

Governo de Alagoas alinha ações para fortalecer turismo e artesanato em reunião estratégica entre SEPLAG, SETUR e SERFI

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Festival da Cultura Nerd chega à quinta edição em Maceió com programação gratuita
  • Por demora da Câmara, Senado apresenta projeto de isenção do IR
  • Corrida “Alagoas Sem Fome” será realizada em Maceió no dia 20 de setembro
  • PF encontra mais tabletes de cocaína em avião que caiu em Coruripe
  • Doses mais potentes de Mounjaro chegam ao Brasil. Saiba valores

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.