Foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, dia 16, a aprovação do Projeto de Lei, de autoria do vereador Cleber Costa (PSB), que determina e regulamenta a realização de exame de Ecocardiografia Fetal nas gestantes atendidas pela rede municipal de saúde do Município de Maceió.
De acordo com Cleber Costa, autor do projeto, adotar a ecocardiografia fetal para a rede municipal de saúde é de extrema importância, visto que o exame possibilita constatar uma possível cardiopatia congênita antes do nascimento do bebê. “Muitas vezes, a falta de diagnóstico precoce impossibilita a chance de salvar o bebê”, alertou o médico cardiologista.
Cardiopatia congênita
A cardiopatia congênita é uma patologia que indica qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, surgindo nas primeiras oito semanas de gestação, período em que é formado o coração do bebê.
A doença ocorre devido a uma alteração do desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. A realização prévia do exame possibilita um diagnóstico precoce e dá a chance do parto ser realizado em hospitais preparados para receber um neonato cardiopata, podendo salvar uma nova vida.