O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, divulgou nessa quinta-feira (13) uma foto ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após um encontro em Washington. Segundo o norte-americano, a conversa abordou “assuntos de importância mútua” e reforçou a construção de um “quadro de reciprocidade” para orientar a relação comercial entre os dois países.
A reunião ocorre em meio às negociações para rever as tarifas de 50% aplicadas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros. De acordo com Mauro Vieira, o Brasil já apresentou aos Estados Unidos uma “proposta geral” para tratar do tarifaço, e agora aguarda uma resposta de Washington. Rubio, segundo o chanceler, assegurou que o tema está sendo analisado “com toda atenção” e que um retorno deve ocorrer “amanhã ou na próxima semana”.
Vieira não detalhou o conteúdo da proposta nem discutiu pontos específicos, como a taxação do café,durante o encontro. A estratégia atual, explicou o ministro, é avançar primeiro em um acordo provisório que funcione como um “mapa do caminho” para um entendimento mais amplo. A segunda etapa das negociações pode levar entre dois e três meses até que todas as pendências sejam tratadas.
O chanceler destacou ainda que há sinais claros de interesse do governo americano, inclusive do próprio Trump, em acelerar uma solução. Segundo Vieira, Rubio transmitiu uma mensagem do presidente reforçando o desejo de manter uma relação estreita e cooperativa com o Brasil.

