Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 16 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Após proibição de Motta, oposição protesta com bandeira de Trump na Câmara
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Após proibição de Motta, oposição protesta com bandeira de Trump na Câmara

    2025-07-22T15:37:27-03:000000002731202507

    A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de proibir reuniões de comissões durante o recesso legislativo gerou protestos da oposição nesta terça-feira (22). Comissões presididas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, precisaram cancelar sessões que tinham como pauta moções de apoio ao ex-chefe do Executivo.

    Insatisfeitos com o cancelamento, deputados da oposição estenderam uma bandeira dos Estados Unidos em apoio ao presidente norte-americano, Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa. A presença de Bolsonaro, que havia sido cogitada por integrantes do partido, não se concretizou.

    Proibição e protestos

    Motta publicou um ato no Diário Oficial da Câmara proibindo reuniões de comissões no período de recesso, justificando a medida pelas reformas em andamento na Casa. A decisão, porém, foi desobedecida por alguns parlamentares aliados de Bolsonaro, que insistiram na convocação das sessões.

    “É uma decisão que nos impede de manifestar nossa opinião, nossa palavra”, disse o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão de Segurança Pública.

    Durante a coletiva, os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) exibiram a bandeira de Trump, o que provocou reação de alguns presentes. “Tira essa bandeira daqui”, criticou um parlamentar. Questionado sobre o episódio, Bilynskyj minimizou a situação: “Pedimos para retirar porque não é o foco aqui hoje.”

    Mobilização e divergências internas

    Mesmo diante do impedimento, alguns integrantes da Comissão de Segurança Pública exibiram uma placa com uma moção de apoio a Bolsonaro. “Apesar de o Congresso estar no chamado recesso branco, nós não teremos recesso. Nós voltaremos às nossas bases e falaremos com a militância para mobilizar o povo para se manifestar nas ruas”, afirmou o deputado Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores.

    No entanto, a menção ao ex-presidente gerou impasse. O líder do PL na Câmara, deputado Zucco (RS), levou uma placa com o nome de Bolsonaro, o que preocupou alguns colegas. O general Eduardo Pazuello (PL-RJ) chegou a pedir a retirada do material. “Não coloca placa do Bolsonaro, ele já está exposto demais. A placa pode indicar que ele está aqui e ele não vem”, ponderou Pazuello.

    A oposição agora promete intensificar as mobilizações fora do Congresso e buscar apoio de organismos internacionais em defesa de Bolsonaro.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.