A vereadora Teca Nelma, vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal, protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público Federal solicitando a investigação sobre os supostos crimes ambientais cometidos nas dunas do Cavalo Russo, na praia do Francês, em Marechal Deodoro. A ação foi oficializada no dia 9 de janeiro.
Após a denúncia, na última sexta-feira (24), o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Braskem, à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ao Município de Marechal Deodoro sobre a aquisição e o licenciamento para a execução da atividade. À Braskem, o MPF recomendou que interrompa a aquisição de areia desse fornecedor, tendo em vista que fiscalizações técnicas constataram que a atividade de mineração não tem obedecido os limites das licenças ambientais e minerárias concedidas.
“Precisamos estar atentos às atividades que afetam e desequilibram o meio ambiente. E eu fico muito feliz em ter o MPF também atento a essas questões. O grande desastre ambiental que afetou a vida de mais de 50 mil maceioenses nos traz esse alerta: não podemos permitir o desenvolvimento de atividades arriscadas numa área de preservação. Precisamos frear essas ações antes que sejam irreparáveis!”, disse Teca Nelma.
A retirada de areia está sendo realizada numa Área de Preservação Permanente (APP), de Marechal Deodoro, com a finalidade de preencher as minas de sal-gema no subsolo da capital alagoana. Segundo especialistas, essa ação destrói o refúgio de aves migratórias e animais em extinção, além de afetar o local de desova de espécies de tartarugas marinhas.
#politica #politicaalagoana