O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), iniciou um movimento para intermediar as articulações entre o governo Lula e os partidos do Centrão, no processo de reorganização da base aliada no Congresso Nacional. A iniciativa busca fortalecer o apoio ao Palácio do Planalto após recentes derrotas legislativas.
Conforme apurado, Motta já começou a reunir os líderes das legendas que compõem o bloco, com o objetivo de revisar a ocupação de cargos no governo federal por cada partido. A nova distribuição será baseada no grau de fidelidade que essas siglas demonstrarem nas votações futuras no Congresso.
A atuação de Hugo Motta foi autorizada em conversa direta com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O encontro entre os dois ocorreu na última segunda-feira (13), conforme divulgado pelo portal Metrópoles. A ministra destacou que o governo está empenhado em reformular sua base com responsabilidade e cobrando comprometimento dos parlamentares.
Segundo Gleisi, quem desejar permanecer como aliado do governo precisará demonstrar isso com votos. Ela afirmou que o presidente Lula está informado e de acordo com a estratégia. A derrota na votação da medida provisória que tentava conter a alta do IOF acendeu o alerta para a necessidade de reorganização interna.
Hugo Motta, por sua vez, relatou a interlocutores que sua margem de negociação com os deputados tem sido limitada, já que ele não participou dos acordos de divisão de cargos que foram estabelecidos anteriormente sob a liderança de Arthur Lira (PP-AL), seu antecessor no comando das articulações.