O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a conversa telefônica realizada nesta segunda-feira (6) entre os líderes do Brasil e dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
Em publicação nas redes sociais, Hugo Motta expressou satisfação com a retomada do diálogo diplomático entre as nações.
“Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando”, escreveu o presidente da Câmara no X (antigo Twitter).
O parlamentar ainda afirmou que a Casa Legislativa que preside “segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais”.
Durante o telefonema de 30 minutos, descrito pelo Planalto como “amistoso”, Lula solicitou que o governo americano retire a taxa aplicada a produtos brasileiros e as sanções contra autoridades. O Planalto informou que ambos os líderes “reiteraram a impressão positiva” do encontro anterior que tiveram em Nova York, na Assembleia Geral da ONU.
O presidente Trump, segundo o Planalto, designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB), o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em suas redes sociais, Trump também confirmou o teor positivo da ligação e a intenção de futuros encontros com Lula, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.