• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Após condenação de Bolsonaro, 52% são contra impeachment de Moraes

by Priscilla Nascimento
17/09/2025
in Notícias, Política
Reading Time: 4 mins read
0
Após condenação de Bolsonaro, 52% são contra impeachment de Moraes

Divulgada nesta quarta-feira (17), a pesquisa Genial/Quaest aponta uma mudança significativa na percepção da opinião pública sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em agosto, 43% dos entrevistados se posicionavam contra o impeachment do magistrado, número que subiu para 52% em setembro, indicando que a maioria agora rejeita a ideia de afastá-lo da Corte.

Por outro lado, o apoio ao impeachment de Moraes caiu. Enquanto em agosto 46% dos entrevistados eram favoráveis à sua saída, esse percentual recuou para 36% na pesquisa mais recente. Os dados mostram uma reversão no sentimento popular em relação à permanência do ministro no Supremo.

Related posts

Thiago Medeiros usa redes sociais para mostrar obras e responder a críticas

Thiago Medeiros usa redes sociais para mostrar obras e responder a críticas

2025-09-17T17:03:28-03:000000002830202509
Arapiraca lança CIDA, assistente virtual que aproxima serviços públicos da população

Arapiraca lança CIDA, assistente virtual que aproxima serviços públicos da população

2025-09-17T16:45:16-03:000000001630202509

O levantamento foi realizado logo após o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve início na sexta-feira (12/9), encerrando-se no domingo (14/9). A decisão da Primeira Turma do STF, que incluiu também a condenação de outros sete réus, parece ter influenciado diretamente a opinião pública.

A sentença contra Bolsonaro foi uma das mais severas até aqui: 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, além de outros quatro crimes. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele e os demais réus faziam parte do núcleo central da tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), configurando um plano articulado contra o Estado democrático de direito.

Imparcialidade de processo

A pesquisa Genial/Quaest também investigou como a população percebe a condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O número de pessoas que acreditam haver perseguição política caiu de 52%, em agosto, para 47% em setembro.

Em contrapartida, cresceu o índice dos que consideram o julgamento imparcial. Esse grupo passou de 36% para 42%, indicando uma mudança na opinião pública em relação à isenção do processo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal.

O processo judicial contra Bolsonaro foi imparcial ou teve perseguição política?

As penas e medidas cautelares aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro também foram analisadas na pesquisa Genial/Quaest. A condenação a 27 anos e 3 meses de prisão é vista como exagerada por 49% dos entrevistados, representando o maior índice entre as respostas.

Em contrapartida, 35% dos participantes da pesquisa consideraram a pena adequada. Outros 12% avaliam que a punição foi insuficiente diante dos atos atribuídos ao ex-presidente. Já 4% não souberam opinar ou preferiram não responder.

Quando questionados sobre a prisão domiciliar imposta a Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, a maioria (51%) considerou a decisão adequada. Essa medida foi classificada como exagerada por 28% dos entrevistados.

Além disso, 16% consideraram a prisão domiciliar insuficiente, enquanto 5% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. A pesquisa também abordou a percepção da população sobre outras ações judiciais envolvendo Bolsonaro, como a imposição do uso de tornozeleira eletrônica e a sua inelegibilidade.

Você considera essas medidas tomadas contra Bolsonaro

A pesquisa da Quaest foi realizada do dia 12 ao dia 14 de setembro. Ao todo, foram ouvidas 2.004 pessoas. O nível de confiança divulgado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Situação

Desde o dia 4 de agosto deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar. A medida foi imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após entender que o ex-presidente violou determinações cautelares previamente aplicadas.

A decisão está inserida no contexto do inquérito 4.995, que investiga supostas tentativas de interferência no Poder Judiciário. O foco da apuração é a atuação de Bolsonaro e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), na tentativa de coagir autoridades e dificultar o andamento da Ação Penal 2.668.

Essa ação penal resultou na condenação de Jair Bolsonaro, e as investigações seguem em curso para aprofundar a análise sobre possíveis práticas de obstrução de Justiça.

No hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado no hospital DF Star, em Brasília, após ter sido levado às pressas à unidade de saúde na tarde desta terça-feira (16/9). Ele apresentou um quadro de mal-estar que envolveu queda de pressão arterial, crises de soluço, vômitos e fortes dores.

De acordo com a equipe médica responsável, Bolsonaro seguirá em observação nas próximas horas. Ele foi colocado em dieta líquida e está com a pressão sendo monitorada constantemente.

Para reforçar os cuidados, uma equipe de médicos de São Paulo, que já acompanha o ex-presidente há anos, foi chamada a Brasília. Novos exames estão programados para serem realizados nesta quarta-feira (17/9) a fim de avaliar a evolução do seu quadro clínico.

Previous Post

Genial/Quaest: para 64%, Lula acerta ao defender soberania do Brasil

Next Post

Autor do assassinato de ex-delegado-geral Ruy Fontes é capturado em São Paulo

Next Post
Autor do assassinato de ex-delegado-geral Ruy Fontes é capturado em São Paulo

Autor do assassinato de ex-delegado-geral Ruy Fontes é capturado em São Paulo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Thiago Medeiros usa redes sociais para mostrar obras e responder a críticas
  • Arapiraca lança CIDA, assistente virtual que aproxima serviços públicos da população
  • Prefeitura de Craíbas  é cobrada pela justiça à prestar contas sobre mineração
  • Médico que cuidou do quadro de saúde de Bolsonaro fala sobre o câncer de pele do ex-presidente
  • Nikolas Ferreira relaciona câncer de Bolsonaro a “perseguição”

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.