A cantora Anitta utilizou suas redes sociais para se posicionar contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a proteção de parlamentares na Justiça, conhecida como PEC da Blindagem.
Em sua publicação, ela alertou seus seguidores: “Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política”. A postagem de Anitta vinha acompanhada de uma imagem com a mensagem “PEC da Bandidagem, NÃO! Senadores, contamos com vocês”, mostrando seu apelo direto ao Senado, onde o texto agora será discutido.
A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17) por meio de uma manobra regimental liderada pelo Centrão e pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e segue agora para o Senado.
O que a Proposta Muda
A PEC da Blindagem determina que parlamentares só poderão ser processados criminalmente com a autorização de sua respectiva Casa (Câmara ou Senado). Além disso, a proposta estende o foro privilegiado aos presidentes de partidos com representação no Congresso e estabelece que medidas cautelares contra deputados e senadores só poderão ser determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).