Uma das principais bandeiras do mandato do vereador Allan Pierre (MDB) é defender os servidores públicos. Na sessão ordinária da Câmara dessa quinta-feira (11), o parlamentar demonstrou preocupação com o procedimento instaurado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Portaria nº 0145/2025/62, para apurar as operações de blitzes realizadas pelos agentes do DMTT com o apoio da Guarda Municipal, em Maceió. Pierre pediu que a Comissão de Segurança Pública da Câmara acompanhe todo o processo junto ao MP.
O parlamentar reiterou total apoio aos servidores públicos, especialmente aos agentes de trânsito e aos guardas municipais que cumprem suas funções de defender a sociedade. “Eu entendo como vereador que tanto os agentes quanto os guardas são um braço dentro da estrutura de segurança pública nacional, podendo realizar, sim, a segurança viária na cidade. A guarda municipal tem o dever constitucional e o dever legal de cuidar do maior patrimônio de uma cidade, os seus cidadãos. Assim, como os agentes de trânsito concursados que têm o dever de cuidar das vias da nossa cidade, aplicando o Código Brasileiro de Trânsito (CTB)”.
A portaria do MPE foi expedida após a instauração de uma notícia de fato formalizada pela Polícia Militar de Alagoas. Quando tomou conhecimento da portaria, o vereador Allan Pierre analisou o documento e entendeu que não há nenhum tipo de omissão por parte dos órgãos municipais. “É, na verdade, como se fosse uma discussão de conflito de competências ou de interesses”, emendou o vereador.
Allan Pierre entende que é necessária a integração entre as forças da Polícia Militar e da Polícia Civil, com o apoio do DMTT e da Guarda Municipal. “O grande trabalho da PM é estar realizando o trabalho ostensivo, enquanto o trabalho preventivo e corretivo pode ser realizado pela estrutura municipal, a exemplo dos agentes de trânsito e os guardas municipais”.
Fonte: Assessoria