O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser alvo da Polícia Federal (PF) em um novo inquérito relacionado à condução da pandemia de Covid-19. Levantamento do portal Metrópoles mostra que ele figura como investigado em cinco inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao longo dos últimos anos, Bolsonaro já respondeu a dez inquéritos na Corte, sendo condenado em um deles, referente à tentativa de golpe de Estado. Atualmente, três processos seguem ativos. Dois deles estão sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e tratam do inquérito das fake news e das milícias digitais. O terceiro, relatado pelo ministro Flávio Dino, apura supostos crimes durante a pandemia, apontados no relatório final da CPI da Covid.
Além disso, o ex-presidente foi indiciado em outros dois inquéritos que aguardam manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR): o das joias sauditas e o da tentativa de coação na trama golpista, este último envolvendo também o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Outras apurações já foram concluídas sem responsabilização direta de Bolsonaro, como as que investigaram suposta interferência na PF, vazamento de dados sigilosos, fraude em cartões de vacina e a chamada “Abin paralela”.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar no caso da coação da trama golpista. Apesar de condenado a 27 anos de prisão pela tentativa de golpe, o acórdão da decisão ainda não foi publicado pelo STF.
Fonte: Metrópoles