O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou neste domingo (12/10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a Donald Trump para suspender temporariamente as taxas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros enquanto estiverem em curso as negociações sobre o tarifaço.
“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspender os 40%. Esse foi o pleito. Aí a gente passa para o ganha-ganha. Tem muita possibilidade de parceria entre Brasil e Estados Unidos”, disse ele, durante visita ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
Alckmin, que tem participado diretamente das negociações com os americanos, voltou a dizer que não há justificativa para a sobretaxa imposta pelos Estados Unidos considerando as trocas comerciais entre os dois países, e afirmou que alguns avanços já foram conquistados, mas que é preciso ser mais rápido no desenho de uma solução para o problema.
“Já avançamos. A celulose saiu do tarifaço, hoje é 0%. Celulose, ferro, níquel, já é zero. Isso dá 4% da exportação brasileira. Semana passada a madeira serrada e macia estava em 50% e veio para 10%. Armário, sofá, móveis estavam em 50%, veio para 25%. O que nós precisamos é avançar mais depressa.”
Fonte: Metrópoles