O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), cancelou a reunião que estava prevista para acontecer em Brasília com governadores do Nordeste, e que teria como pauta principal a aplicação de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro ocorreria nesta semana e teria a participação do vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), como representante do estado.
O cancelamento foi comunicado na terça-feira (29), momentos antes de Lessa embarcar para a capital federal. Segundo apuração, Alckmin alegou compromissos à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pasta que atualmente comanda.
A principal preocupação dos governadores é o impacto das tarifas anunciadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estão previstas para entrar em vigor já nesta quinta-feira, 1º de agosto. Os chefes de executivos estaduais pedem que o governo federal apresente alternativas para minimizar os efeitos das medidas sobre as exportações brasileiras.
Enquanto isso, a Agência Brasil informou que o presidente Lula (PT) deve receber os integrantes do Consórcio Nordeste nos dias 5 e 6 de agosto, também em Brasília. Ainda não há definição sobre quem representará o estado de Alagoas nas reuniões.