O mês de agosto começou com alertas meteorológicos para várias regiões de Alagoas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A previsão é de chuvas de fraca a moderada intensidade entre sábado (2) e pelo menos a próxima segunda-feira (4), com maior concentração no Litoral Sul, região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
De acordo com a Semarh, a formação de áreas de instabilidade está sendo favorecida por cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, associados ao escoamento marítimo vindo do Oceano Atlântico. As chuvas podem se intensificar em pontos isolados, elevando os riscos de alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas de encosta e regiões urbanas com drenagem deficiente.
O Inmet emitiu um alerta laranja para 22 municípios, válido desde a madrugada de sábado até 10h do domingo (3). As chuvas podem atingir entre 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis.
As cidades sob alerta laranja são:
- Barra de São Miguel
- Boca da Mata
- Campo Alegre
- Coqueiro Seco
- Coruripe
- Feliz Deserto
- Igreja Nova
- Jequiá da Praia
- Junqueiro
- Maceió
- Marechal Deodoro
- Penedo
- Piaçabuçu
- Pilar
- Porto Real do Colégio
- Rio Largo
- Roteiro
- Santa Luzia do Norte
- São Miguel dos Campos
- São Sebastião
- Satuba
- Teotônio Vilela
Além disso, o alerta amarelo, de menor risco, foi emitido para 50 municípios alagoanos. Nesses locais, pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Apesar da menor intensidade prevista, há risco para alagamentos pontuais e, caso as chuvas persistam, possibilidade de deslizamentos de terra.
Entre os municípios incluídos no alerta amarelo estão Arapiraca, União dos Palmares, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Viçosa, Murici, Paripueira e Porto de Pedras (lista completa no final da matéria).
A Semarh e o Inmet recomendam que a população acompanhe as atualizações dos alertas e tome medidas preventivas, especialmente em áreas de risco. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.
Confira abaixo a lista completa das cidades listadas no alerta amarelo:
- Anadia
- Arapiraca
- Atalaia
- Barra de Santo Antônio
- Boca da Mata
- Branquinha
- Cajueiro
- Campestre
- Campo Alegre
- Campo Grande
- Capela
- Colônia Leopoldina
- Feira Grande
- Flexeiras
- Ibateguara
- Igreja Nova
- Jacuípe
- Japaratinga
- Joaquim Gomes
- Jundiá
- Junqueiro
- Limoeiro de Anadia
- Maceió
- Maragogi
- Maribondo
- Matriz de Camaragibe
- Messias
- Murici
- Novo Lino
- Olho d’Água Grande
- Paripueira
- Passo de Camaragibe
- Pilar
- Pindoba
- Porto Calvo
- Porto de Pedras
- Porto Real do Colégio
- Rio Largo
- Santana do Mundaú
- São Brás
- São José da Laje
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- São Sebastião
- Tanque d’Arca
- Taquarana
- Teotônio Vilela
- União dos Palmares
- Viçosa

