Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Alagoas se destaca como primeiro estado do Nordeste a lançar Plano de Baixo Carbono
    Municípios

    Alagoas se destaca como primeiro estado do Nordeste a lançar Plano de Baixo Carbono

    2025-06-05T10:15:01-03:000000000130202506

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Governo de Alagoas reafirma seu engajamento com a agricultura de baixo carbono e a sustentabilidade na agropecuária. O estado tem se destacado no cumprimento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, especialmente na redução da emissão de gases do efeito estufa. Prova disso é que Alagoas foi pioneiro no Nordeste ao lançar, em junho de 2023, o Plano ABC+ Alagoas, alinhado às diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

    Para assegurar o sucesso do plano, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) lidera o Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ Alagoas. Este grupo tem a responsabilidade de incentivar produtores e instituições a alcançarem as metas nacionais definidas pelo Mapa. O foco é a adoção de tecnologias validadas de agricultura de baixo carbono, visando uma produção sustentável e adaptada às transformações climáticas.

    O GGE desempenha um papel crucial no combate às mudanças climáticas no setor agropecuário alagoano. Composto por representantes do poder público, instituições de ensino, sociedade civil e entidades privadas, o grupo monitora a implementação de práticas sustentáveis. Entre elas, destacam-se o aumento da resiliência climática, a redução da erosão, a melhoria da fertilidade do solo, a otimização do uso da água, o uso eficiente da terra e a promoção do sequestro de carbono.

    “O grupo gestor acompanha as inovações, estratégias e projetos que incentivem e melhorem as práticas ligadas à agropecuária, estimulando a adoção de práticas sustentáveis, através de tecnologias acessíveis para o pequeno, médio e grande produtor rural alagoano. Com o Plano ABC+ Alagoas, conseguimos entender que é possível crescer preservando a natureza”, explica Aline Rodrigues, secretária estadual da Agricultura e Pecuária.

    Conheça as metas de expansão das práticas sustentáveis

    Para atingir seus propósitos, o Plano ABC+ Alagoas define metas específicas para ampliar a adoção de práticas sustentáveis, incluindo:

    · Recuperação de 10 mil hectares de pastagens degradadas com técnicas adaptadas às condições locais;

    · Adoção do Sistema de Plantio Direto em 5.450 hectares de grãos e hortaliças;

    · Implementação de 3.700 hectares com Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAF);

    · Ampliação de 15 mil hectares com florestas plantadas;

    · Adoção de bioinsumos em 10 mil hectares;

    · Expansão de sistemas irrigados em 1.000 hectares.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.