Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado em 2025, com 21.641 brasileiras, revelou que 71% dos episódios de violência contra mulheres são presenciados por outras pessoas — entre elas, crianças e adultos. O levantamento também indica que 40% das testemunhas adultas não tomam qualquer atitude para ajudar no momento da agressão.
Dados do Painel de Direitos Humanos e Cidadania mostram que Alagoas registrou, somente em 2025, 4.226 violações contra mulheres, incluindo maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas. Desses casos, 537 resultaram em protocolos de denúncia. Em Maceió, foram 1.510 violações e 197 denúncias registradas até 4 de dezembro.
Para a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Ma. Keler Mendes, a divulgação desses números reforça a necessidade de conscientização e de estímulo às denúncias.
“Esta é uma pauta de grande relevância social e implica em um crime que deve ser denunciado e combatido. Trazer essa temática para o debate conscientiza não apenas na identificação das condutas reprováveis, mas informa sobre onde e quando denunciar. Além disso, é uma forma de as mulheres se sentirem acolhidas e apoiadas umas às outras”, afirma a docente.
A especialista também orienta sobre como buscar ajuda e destaca os principais canais de denúncia:
Como pedir socorro
- Ligar para o 190 e solicitar ajuda utilizando linguagem codificada, como se estivesse pedindo um delivery, em caso de risco iminente.
- Qualquer pessoa pode denunciar violência contra a mulher pelo Disque 180.
- As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) realizam ações de prevenção e investigação, além de providenciar medidas de proteção de urgência.
- 1ª Delegacia da Mulher (Maceió) – Complexo de Delegacias Especializadas, Mangabeiras. Tel.: 3315-4976(24h).
- 2ª Delegacia da Mulher (Maceió) – Salvador Lyra, Rua Antônio Souza Braga. Tel.: 3315-4327 (8h às 18h).
- Delegacia da Mulher de Arapiraca – Rua São Domingos, Centro. Tel.: 3521-6318 (8h às 18h).
Nos municípios sem delegacia especializada, a vítima pode procurar qualquer unidade policial. As denúncias também podem ser feitas por canais digitais.
Central de Flagrantes I
Localizada na Avenida Fernandes Lima, funciona 24 horas e conta com o Núcleo de Atendimento à Mulher. Tel.: 3315-1970.
Mais informações podem ser consultadas na plataforma Mulher Segura, da Secretaria de Segurança de Alagoas.

