O estado de Alagoas foi contemplado nesta terça-feira (17) com nove novas ambulâncias destinadas a renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante uma cerimônia em Sorocaba, São Paulo. A entrega foi realizada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.
As ambulâncias estão equipadas com os dispositivos necessários para atender emergências de forma eficiente. No entanto, antes de serem utilizadas, passarão pelos processos de emplacamento, plotagem e contratação de seguro, conforme exigências do Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a relevância da parceria com o Ministério da Saúde para melhorar o atendimento no estado.
“Quero expressar nossa gratidão à ministra Nísia Trindade, bem como ao presidente Lula, que são dois grandes parceiros da saúde pública de Alagoas. Sabemos quantas vidas o Samu salva todos os dias, e essas novas viaturas vão possibilitar uma maior agilidade nos atendimentos, o que resulta na preservação de mais vidas”, afirmou.
Representando a Sesau na cerimônia de entrega, o secretário-executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, reforçou os benefícios do investimento.
“Esses novos veículos vão servir para aprimorar e ampliar o Samu em nosso Estado. O Ministério da Saúde está de parabéns, e o povo alagoano será o grande beneficiado com esses investimentos”, disse.
O Samu 192 integra a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e atua como parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de Atendimento às Urgências. O serviço funciona gratuitamente 24 horas por dia e durante toda a semana, prestando orientações via telefone e enviando veículos tripulados por equipes treinadas para atendimento imediato.
Com as novas ambulâncias, espera-se um impacto positivo na eficiência e na capacidade de atendimento do Samu em Alagoas, beneficiando diretamente a população do estado.