A segunda etapa da “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil” levou a comitiva alagoana até Lisboa, entre os dias 7 e 10 de outubro. O grupo participou de uma série de reuniões, negociações e avaliações que visaram ampliar o acesso dos produtos da agricultura familiar do estado ao mercado europeu.
A iniciativa contou com o apoio da Apex Brasil, do Consórcio Nordeste e do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Durante a missão, foram discutidos os principais mecanismos que possam facilitar o processo de exportação dos produtos alagoanos, fortalecendo os primeiros passos dados anteriormente na Alemanha.
Segundo a secretária Aline Rodrigues, esse momento representa um avanço importante para o estado. Ela ressaltou o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a importância da integração regional por meio da Câmara Temática do Consórcio Nordeste e destacou os aprendizados obtidos em workshops sobre temas como logística, requisitos sanitários e processos comerciais.
A agenda em Portugal também incluiu a visita ao futuro Ponto de Apoio da Apex em Lisboa, que atuará na promoção de produtos brasileiros e oferecerá suporte às cooperativas interessadas em atuar na Europa. Além disso, começaram as tratativas para o convênio entre a Unicafes e a Apex, que poderá beneficiar até 30 cooperativas nordestinas no processo de internacionalização.
Durante os encontros, o gerente da Apex Brasil em Portugal, Paulo Matheus, anunciou a criação de uma cartilha técnica voltada à adequação dos produtos ao mercado europeu. Ele também reafirmou o compromisso do escritório da Apex em Lisboa em apoiar futuras rodadas de negócios e encontros comerciais, fortalecendo o posicionamento dos produtos nordestinos no cenário internacional.