O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares atingiu a nota máxima na avaliação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), após inspeção realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal alagoano alcançou 100% nos critérios de implantação e efetividade do sistema, que visa reduzir riscos de acidentes e garantir a eficiência das operações aeroportuárias.
A avaliação verificou se o sistema foi corretamente implementado e se está funcionando de forma eficaz no cotidiano do aeroporto, com foco na aplicação prática das normas de segurança. Aspectos como infraestrutura de pistas e pátio, identificação de perigos, controle de riscos (inclusive de fauna), além do monitoramento e treinamento de pessoal foram levados em conta.
O Aeroporto de Maceió é administrado pela Aena Brasil, mesma operadora do terminal de Recife, que foi o primeiro a receber nota máxima em auditoria semelhante, no ano passado. Com isso, os dois aeroportos da região nordeste gerenciados pela companhia se destacam pelo cumprimento dos mais altos padrões de segurança da aviação civil.
“A auditoria da Anac promove a melhoria constante das operações aeroportuárias, identificando áreas de melhoria e implementando ações corretivas. Receber a nota máxima nos incentiva a continuar promovendo uma aviação segura, moderna e alinhada às melhores práticas internacionais”, afirmou Adilson Pereira, diretor do Aeroporto de Maceió.