Se um governador focado e disposto, com projetos e orçamento, já basta para mudar a realidade das vias de transportes, o que dizer de um estado que conta, também, com a dedicação e o empenho pessoal do próprio ministro dos Transportes? Pois é justamente essa a realidade que contempla o setor rodoviário alagoano na atualidade.
O administrador de empresas e agropecuarista Paulo Dantas (MDB) já tinha como prioridade investir na melhoria do sistema rodoviário desde que assumiu o governo em meados de 2022, mas seus planos ganharam força e avançaram muito depois que o seu antecessor, Renan Filho (MDB), assumiu o Ministério dos Transportes do governo Lula no início de 2023.
Além da duplicação de rodovias e construção de inúmeros trechos rodoviários devidamente asfaltados, beneficiando uma lista cada vez mais extensa de municípios, o programa viário de Paulo Dantas ganha dimensão e avança com investimentos de obras vultosas graças à interação do estado com o governo federal.
Para se ter uma ideia, só a obra do Arco Metropolitano de Maceió, que inclui a duplicação da BR-424 e BR-316, está sendo executada ao custo de R$ 252 milhões.
Outro projeto de fôlego: a ponte ligando Penedo (Alagoas) a Neópolis (Sergipe) segue com obras em andamento e ao final terá absorvido recursos da ordem de R$ 210 milhões. Trata-se de uma reivindicação histórica que vai atender, de forma direta, cerca de 100 mil alagoanos, além de estimular o turismo entre os dois estados.
Mais: com a dupla Paulo e Renan Filho olhando para a arrancada turística da Região Norte, as cidades de Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres comemoram a construção do Aeroporto Costa dos Corais, obra histórica orçada em R$ 371 milhões e projetada para dimensionar o fluxo turístico por via aérea entre Alagoas e Pernambuco.
O alargamento de rodovias, importante por garantir mais segurança para quem viaja por terra, também avança desde o início do governo, com destaque para obras como a duplicação da AL-220, que vai de Barra de São Miguel até Delmiro Gouveia, totalizando 247 km de via asfaltada.
A conjugação de esforços também viabilizou solução para o chamado ‘desafio de Joaquim Gomes’. Reivindicada há décadas, a duplicação da BR-101-AL, há muito paralisada no trecho que abrange uma reserva indígena com duas mil famílias, em Joaquim Gomes, finalmente saiu do papel com ordem de serviço assinada por Renan Filho. Foram dois lotes de obras rodoviárias representando um mega investimento de R$ 500 milhões.
Implantação, ampliação e restauração de numerosos trechos rodoviários de menor porte igualmente atendem municípios de todas as regiões de Alagoas e, assim como os grandes projetos viários, foram possíveis graças ao equilíbrio financeiro do Estado e às cobranças do governador Paulo Dantas, recepcionadas com mais ênfase devido ao empenho do ministro Renan Filho dentro do governo federal, o que facilitou a inclusão de todos os pleitos no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Tamanha união de esforços assegura captação de recursos, desenvolve Alagoas, atende às demandas da população e produz efeitos políticos inquestionáveis: hoje, com o indispensável apoio de Paulo Dantas, o ministro e ex-governador Renan Filho lidera todos os cenários das sondagens de intenção de voto para governador, conforme atestam os mais recentes números dos institutos de pesquisas.
Fonte: Blog do Romero