Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Imigração nos EUA: brasileiros relatam tranquilidade em meio a endurecimento das políticas de Trump
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Imigração nos EUA: brasileiros relatam tranquilidade em meio a endurecimento das políticas de Trump

    2025-01-29T09:14:57-03:000000005731202501

    Nos primeiros oito dias do governo de Donald Trump, mais de 4 mil imigrantes em situação irregular foram detidos nos Estados Unidos, em uma ofensiva que reforça o compromisso do presidente com o endurecimento das políticas migratórias. Apesar do cenário de intensificação das ações, brasileiros que vivem sem documentação na Geórgia afirmam que, até o momento, não sentiram o impacto direto da nova abordagem.

    Política migratória como prioridade

    A questão da imigração ilegal foi um dos principais temas da campanha de Trump. O presidente norte-americano defende que a presença de imigrantes sem documentação representa um risco para a segurança do país e, por isso, reforçou o controle das fronteiras e aumentou as operações de deportação. No primeiro dia de seu novo mandato, ele assinou uma série de ordens executivas voltadas para o combate à imigração irregular, incluindo o fechamento da fronteira com o México e a ampliação dos voos para deportação de estrangeiros.

    Brasileiros na Geórgia seguem rotina sem mudanças

    Embora o cerco tenha sido intensificado em diversas regiões, alguns brasileiros que vivem ilegalmente nos EUA relatam que a situação na Geórgia permanece estável.

    “De forma geral, a situação aqui tem sido tranquila. Não há registros de operações significativas envolvendo agentes de imigração em nossa área”, afirma um brasileiro que mora há cinco anos em Atlanta.

    Outro relato semelhante vem de uma brasileira que vive há dois anos no estado, também sem documentação. “O clima aqui onde eu moro [Atlanta] é de normalidade. Nesse primeiro momento, eles [autoridades] têm focado naquelas pessoas que cometeram crimes, que podem ir de assassinatos a infrações de trânsito.”

    Foco nas prisões de criminosos

    As operações do Immigration and Customs Enforcement (ICE), serviço de imigração dos EUA, têm priorizado a prisão de estrangeiros com histórico criminal. O governo tem usado suas redes sociais e canais oficiais para divulgar as detenções, destacando casos de imigrantes irregulares acusados de crimes graves.

    Entre os presos está Vitor de Souza Lima, de 18 anos, detido no dia 25 de janeiro. Ele é acusado de homicídio culposo com veículo e foi incluído em uma lista de imigrantes considerados perigosos pelas autoridades norte-americanas.

    Até o momento, o ICE confirmou a prisão de 4.521 pessoas em situação irregular desde o início do novo governo Trump. O impacto total das novas diretrizes ainda não está completamente claro, mas os números indicam uma intensificação das ações contra a imigração ilegal no país.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.