Na véspera de Natal, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, surpreendeu os profissionais da educação ao anunciar, em suas redes sociais, o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa que prevê uma bonificação extraordinária de R$ 51 milhões. A medida é um reconhecimento pelos avanços na educação em 2024, com destaque para o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O anúncio foi feito ao lado da secretária de Estado de Educação, Roseane Vasconcelos, e beneficiou cerca de 20 mil servidores, entre professores e pessoal administrativo. Segundo o governador, o pagamento reforça o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente para melhorar a qualidade do ensino.
“Estamos muito felizes em poder dar essa notícia maravilhosa para você que está na sala de aula, na escola, que está se esforçando todos os dias para elevar a produção do conhecimento para o estado de Alagoas”, declarou Dantas. Ele também parabenizou a secretária Roseane Vasconcelos e os educadores pelo compromisso em transformar o setor.
A bonificação será paga de forma proporcional: o valor total do 13º salário de 2024 será destinado aos profissionais das unidades de ensino que atinjam as metas do Ideb previstas pela Portaria Seduc nº 22.015/2023, enquanto os demais servidores tenham metade do 13º salário de 2024 .
Em sua declaração, o governador destacou que Alagoas teve o segundo maior avanço no Ideb e na prova Saeb de 2023, cujos resultados foram divulgados neste ano. Ele também expressou otimismo em relação a 2025, prevendo novos recordes para o setor educacional do Estado.
O governador aproveitou para lembrar que, em 2024, o Estado distribuiu R$ 200 milhões provenientes de precatórios do antigo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundef). “Esses recursos motivam cada vez mais os profissionais e, ao mesmo tempo, fazem a roda da educação girar, gerar empregos, oportunidades, fazem com que setores estratégicos da economia alagoana cresçam e se desenvolvam”, afirmou.
A bonificação extraordinária reflete o compromisso do governo de Alagoas com a valorização dos profissionais da educação, consolidando os avanços conquistados e incentivando ainda mais o desenvolvimento educacional do Estado.