Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 17 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Ministra Anielle Franco abre 89ª reunião do CNPIR em Maceió com um minuto de silêncio
    Municípios

    Ministra Anielle Franco abre 89ª reunião do CNPIR em Maceió com um minuto de silêncio

    2024-11-26T11:00:20-03:000000002030202411

    Em homenagem às vítimas do acidente na Serra da Barriga, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, iniciaram nessa segunda-feira (25), com um minuto de silêncio, a 89ª Reunião do Conselho Nacional da Igualdade Racial (CNPIR), no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Esta é a primeira vez que o CNPIR realiza uma reunião fora do Distrito Federal.

    A ministra Anielle Franco, presidente do CNPIR, ressaltou a importância do evento, agradeceu a presença dos membros e suplentes e reafirmou o apoio do Governo Federal ao Estado na implementação de políticas de igualdade racial.

    “Este momento, embora aconteça num triste dia, é muito importante para que a gente continue lutando por igualdade, pensando em pautas que tragam dignidade, respeito e proteção, em especial na semana do dia 20, que representa resistência e luta para a gente”, acrescentou Anielle.

    Representando o governador de Alagoas, a secretária Maria Silva destacou os compromissos do Governo Paulo Dantas com a igualdade racial e os esforços da secretaria para desenvolver políticas públicas nessa área. “Temos uma equipe bastante técnica e engajada para pensar em como o Estado pode atuar para o povo negro, povos originários e mulheres. Espero que Alagoas possa ter outra oportunidade de receber vocês”, disse Maria.

    A reunião, que ocorre em três dias, já abordou temas como justiça climática e o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, além de apresentar o trabalho das subcomissões para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, prevista para julho de 2025.

    Criado pela Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003, o CNPIR é um órgão colegiado e consultivo do Ministério da Igualdade Racial (MIR), composto por 44 membros, sendo 22 representantes do Poder Público Federal, 19 de entidades da sociedade civil organizada e 3 personalidades destacadas nas questões raciais. O principal objetivo do encontro é propor políticas para promover a igualdade racial, combater o racismo, o preconceito e a discriminação, reduzir as desigualdades raciais e acompanhar as ações relacionadas a esses temas.

    A escolha de Alagoas para sediar o evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, que em 2024 passou a ser feriado nacional. Os eventos contam com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Fundação Banco do Brasil, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.