• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Lula critica interrupção de programas sociais em governos anteriores

by Rafael Reis
01/07/2024
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Lula critica interrupção de programas sociais em governos anteriores

Fotos: Antonio Cruz/ Agência Brasil; Ricardo Stuckert; e Evaristo Sá/AFP

No último domingo (30), ao participar da cerimônia de entrega de moradias populares de um programa habitacional da prefeitura do Rio de Janeiro, o presidente Lula criticou a interrupção de programas sociais em governos federais anteriores aos seus.

“Nós já conseguimos fazer 7,8 milhões de casas. Lamentavelmente houve um período conturbado neste país, e gente teve um governo que esqueceu de fazer as coisas do povo e passou a contar mentira para esse povo. Encontrei, quando voltei, 87 mil casas que tinham sido começadas em 2011, 2012 e 2013, totalmente abandonadas”, lamentou, sem citar nomes de ex-presidentes.

Related posts

Hugo Motta diz que Papa Leão XIV tem missão de ampliar conciliação na Igreja

2025-05-08T16:18:55-03:000000005531202505
Donald Trump parabeniza Leão XIV, primeiro papa norte-americano da história

Donald Trump parabeniza Leão XIV, primeiro papa norte-americano da história

2025-05-08T15:35:00-03:000000000031202505

Ao contar que, recentemente, entregou casas populares em Fortaleza que deveriam ter sido entregues em 2018, Lula, criticou os governos passados.

“Não teve um governo com a decência de respeitar o povo e entregar aquelas casas”, disse.

O presidente destacou a série de obras públicas sendo realizadas em seu terceiro mandato, como escolas, obras na saúde.

“Só de escola, eram quase 6 mil obras paralisadas nesse país. Na saúde, quase 3 mil. Esse país foi abandonado porque governar não é mentir, não é falar, governar é fazer.”, destacou.

Ele também criticou a queda pela metade no número de profissionais do programa Mais Médicos. “Nós chegamos a ter 23 mil médicos. Quando voltei para a Presidência da República, a gente só tinha 12,5 mil médicos. Hoje nós temos 26,5 mil”, contextualizou.

“O povo mais humilde, o povo trabalhador, só é lembrado na época da eleição. Na época da eleição, o povo pobre é muito falado no palanque, todo mundo gosta de pobre, elogia pobre e fala mal de banqueiro e empresário, porque a maioria é pobre e a maioria tem voto. Depois da eleição, nunca mais essas pessoas se lembram do pobre”, criticou.

Apartamentos populares

O mandatário participou da entrega de casas pelo programa Morar Carioca. Neste domingo foram entregues 16 dos 704 apartamentos de um novo conjunto habitacional na capital fluminense. Serão, ao todo, 44 prédios com 16 apartamentos cada.

O condomínio fica na comunidade do Aço, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, a cerca de uma hora e meia de carro do centro da cidade. A favela foi criada no fim da década de 1960, quando moradores afetados por enchentes foram realocados em moradias improvisadas que deveriam ter sido temporárias.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, explicou que, à medida que as famílias forem sendo transferidas para os novos imóveis, as casas antigas serão demolidas e darão espaço a prédios novos.

O investimento da prefeitura é de R$ 243 milhões, que contam com financiamento do Banco do Brasil.

Lula criticou alguns projetos de moradias populares que não contam com alguns confortos, como varandas em apartamentos e espaços para mesa de jantar.

“Vamos parar de preconceito contra as pessoas mais humildes. O cara que levanta às 5h da manhã para trabalhar, anda duas horas de ônibus e depois volta para casa para chegar às 8h da noite, esse cara precisa ter respeito, [tem que] tratar esse cara com decência”, disse o presidente.

O presidente lembrou de quando morou em casas mais humildes e para se aproximar da população mais carente.

“Quando saí de Pernambuco para São Paulo, a primeira casa em que eu fui morar era um quarto e cozinha no fundo de um bar, em que o banheiro que a minha família usava – minha mãe e oito filhos – era o banheiro que as pessoas que bebiam no bar iam utilizar”, lembrou, para depois contar que morou em uma casa de 33 metros quadrados.

“Eu conto isso para vocês saberem que vocês não têm como presidente da República um estranho no ninho”, declarou.

O presidente afirmou que o governo ser voltado para os pobres não é ameaça aos ricos.

“Nós não queremos tirar nada de ninguém, [que] ninguém que seja rico tenha medo de nós. A gente quer que os empresários produzam, que os empresários ganhem dinheiro, porque, se eles estiverem produzindo e ganharem dinheiro, vão contratar trabalhador, vão pagar salário, o trabalhador vai virar consumidor. Quando o trabalhador virar consumidor, ele vai na loja, vai comprar uma coisa, a loja vai contratar mais um comerciário, a loja vai contratar coisa da empresa e assim a roda da economia começa a girar e todos participam”, destacou.

“Muito dinheiro na mão de poucas pessoas significa pobreza, analfabetismo, mortalidade infantil, fome, miséria, porque é muito dinheiro na mão de poucos, é concentração de riqueza. Mas pouco dinheiro na mão de muitos muda o jogo, todo mundo vai poder comprar um pouquinho, poder comer melhor, todo mundo vai na padaria, vai tomar um café, e a economia gira”, avaliou.

No evento em que elogiou o prefeito Eduardo Paes, “possível melhor gerente de prefeitura que este país já teve”, Lula disse que a chave para os municípios terem acesso a recursos do governo federal é apresentar bons projetos.

“Quem quiser dinheiro do governo federal, não faça discurso. Apresenta projeto, porque se o projeto for bem apresentado e uma coisa possível de ser feita, não tem por que o presidente da República deixar de passar dinheiro.”

Previous Post

Lula libera R$ 38 mi em “emendas Pix” para cidades de Alagoas; veja quais

Next Post

Paulo Dantas Enaltece Protagonismo Feminino no Governo e Aponta Resultados Positivos

Next Post

Paulo Dantas Enaltece Protagonismo Feminino no Governo e Aponta Resultados Positivos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Hugo Motta diz que Papa Leão XIV tem missão de ampliar conciliação na Igreja
  • Donald Trump parabeniza Leão XIV, primeiro papa norte-americano da história
  • Leão XIV: novo papa já foi acusado de acobertar caso de abuso sexual no Peru
  • Igreja Católica tem novo líder: cardeal Robert Prevost, dos EUA, é eleito papa Leão XIV
  • Advogado é investigado pela PF por suspeita de tentar interferir em julgamentos no TJ de Alagoas

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.