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Os desafios da promoção do turismo, a indústria-riqueza de Maceió

by Política Alagoana
11/01/2024
in Notícias
Reading Time: 2 mins read
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Os desafios da promoção do turismo, a indústria-riqueza de Maceió

Até meados dos anos 1980 muita gente acreditava que a nossa grande vocação e força econômica estava na cana de açúcar. Tinha quem achasse também que a alternativa seria a exploração do solo, mesmo em áreas urbanas. Um erro enorme, como o tempo provou. Hoje nós sabemos que a indústria riqueza de Maceió é o turismo e tudo que ele agrega. Uma força da economia moderna, não poluente, mas que exige dos destinos cada vez mais criatividade e capacidade de oferta. Isso porque há dezenas de outras cidades e lugares disputando a atenção das pessoas. O turista de hoje é alguém que sonhava com dias de férias, tranquilidade e diversão no paraíso. Só nesta alta estação, Maceió será o paraíso sonhado para cerca de 1,5 milhão de pessoas.

O investimento no turismo exige capacidade e articulação para vender bem o destino. Fazer ele ser conhecido e desejado pelas pessoas. Maceió é a cidade mais procurada pelos brasileiros, como mostram os dados das principais agências online. Isso não é fruto do acaso ou da sorte. É resultado de um trabalho planejado junto aos agentes de viagem, operadores e companhias aéreas, para que os voos venham para cá. Uma engrenagem complexa, que exige recursos e capacidade de criar soluções.

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Estamos realizando mais uma edição do Verão Massayó, um evento que está se consolidando entre as principais agendas da alta estação no país. Outras cidades do Nordeste, como Salvador e Fortaleza, fazem promoções semelhantes há décadas e sempre com excelentes resultados, atraindo grandes públicos. Criar possibilidade de programação ao ar livre, para que os turistas possam interagir com a população local, é uma estratégia utilizada por centenas de destinos mundo afora. No nosso caso, a movimentação financeira deixada pela edição 2024 do Verão Massayó gira na casa dos R$ 135 milhões.

O turismo é uma cadeia econômica que responde por 20% de nosso PIB. São mais de 50 atividades econômicas beneficiadas pelo setor, a maior parte formada por micro, pequenas e médias empresas. Isso faz a economia girar, mesmo que a pessoa não saiba que se beneficia do turismo. A cidade cheia quer dizer mais renda, mais oportunidades para a população. Para que possamos atrair novos “clientes”, que recomendem e queiram voltar, precisamos receber cada vez melhor. Ter espaços e serviços bons. Essa é a tarefa do poder público. Por isso, turismo jamais é gasto. Sempre é investimento.
Fonte – Cada Minuto

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