Moradores de vários bairros da parte de Maceió tem reclamado do atraso na coleta de lixo domiciliar. As reclamações começaram desde o início do ano. Segundo reportagem do AL TV 2, da TV Gazeta, a coleta realizada pela empresa Via Ambiental, que antes era realizada três vezes por semana, foi reduzida para uma ou duas vezes, o tem provocado o acumulo de lixo em várias regiões da cidade.
Nesta terça-feira, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB) jogou a culpa pela deficiência na gestão anterior. Nas redes sociais, JHC afirmou que vai notificar a empresa para que o serviço seja imediatamente retomado.
Também pelas redes sociais, o deputado federal Paulão (PT) reagiu às declarações de JHC. O parlamentar mandou o prefeito parar de reclamar e começar a trabalhar. “O lixo em Maceió/AL não está sendo recolhido pela empresa Via Ambiental. Isso tem reflexo na saúde e no turismo.
O prefeito JHC denuncia que é culpa do ex-prefeito Rui Palmeira. E Rui diz que deixou recursos em caixa. Prefeito JHC a eleição já passou. TRABALHE.”, disse Paulão no Twitter.
Em sua conta no Twitter, JHC disse, na noite desta terça-feira (12), que a empresa responsável pela coleta de lixo deixou de recolher por causa de uma dívida herdada da gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (Sem Partido).
“Pessoal, a Via Ambiental, responsável pela coleta de lixo deixou de fazer o serviço por causa da falta de pagamento da gestão passada. São mais de R$ 4 de milhões não pagos. Notificamos a empresa para que retome imediatamente os serviços. O povo não pode pagar o pato.”, disse JHC no Twitter.
De acordo com a prefeitura, os valores em aberto dizem respeito a duas quinzenas, referentes ao mês de novembro de 2020, que totalizam R$4.271.406,90.
Após o Twitter de JHC, Gustavo Acioly, ex-superintende da SUDES, disse que deixou o dinheiro em caixa para o pagamento da parcela referente a primeira quinzena de janeiro.
Gustavo também atribuiu a demora na nomeação do novo titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES), que só ocorreu em 06 de janeiro, o agravamento da situação
“A nova gestão precisa entender que este é um serviço contínuo e que as quinzenas precisam ser pagas às terceirizadas. Nunca houve esse tipo de problema na coleta de lixo na gestão passada”, diz Gustavo em nota enviada a imprensa.
Veja a nota
Apesar do que disse o atual prefeito, João Henrique Caldas, a prefeitura deixou para ser pago na primeira quinzena de janeiro R$ 2.110.272,94 para os serviços da Via Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo.
Infelizmente o prefeito nomeou o titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES) somente no dia 06 de janeiro, quando foi feita a transição pelo ex-superintendente, com dinheiro em caixa e empenho feito.
A nova gestão precisa entender que este é um serviço contínuo e que as quinzenas precisam ser pagas às terceirizadas. Nunca houve esse tipo de problema na coleta de lixo na gestão passada.
Gustavo Acioly, ex-superintende da SUDES
Fonte – Jornal de Alagoas