Alagoas apresentou redução de 39,1% nos casos de dengue nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2026, em comparação com as quatro últimas semanas de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Em janeiro deste ano, foram notificados 126 casos, contra 207 registrados no mesmo período do ano anterior.
De acordo com o Boletim das Arboviroses, também houve recuo de 77,3% nos casos de chikungunya no estado. No intervalo analisado, não foram confirmados casos de zika, nem em 2025 nem em 2026. Até a quarta semana epidemiológica, Alagoas também não registrou casos suspeitos de febre do Oropouche.
O levantamento aponta ainda que não houve óbitos confirmados por dengue no período, mantendo a mortalidade zerada. Com base nos indicadores monitorados, o cenário epidemiológico do estado permanece classificado como de normalidade para dengue, chikungunya, zika e febre do Oropouche, conforme previsto no Plano Estadual de Enfrentamento das Arboviroses.

