Mais de R$ 2 milhões em faturamento foram gerados por artesãos e comerciantes que participaram da 13ª Feira dos Municípios, segundo balanço apresentado nesta segunda-feira (02), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Os dados foram expostos pelo economista Lucas Sorgato, da Fecomércio, a prefeitos, patrocinadores e parceiros do evento.
Realizada entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Centro de Convenções, a Feira dos Municípios contou com mais de 140 estandes, além de shows, apresentações culturais, feira gastronômica e serviços de saúde. A programação incluiu ainda o Congresso, com mais de 100 atividades, como palestras, mesas-redondas e oficinas voltadas aos desafios da administração pública moderna.
Durante os quatro dias de evento, cerca de 80 mil visitantes passaram pela feira, que também reuniu mais de 5 mil congressistas. A Corrida da AMA integrou a programação e contou com a participação de mais de 3 mil pessoas. A próxima edição já tem data definida e acontecerá entre 21 e 24 de janeiro de 2027.
Segundo o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a 13ª edição foi resultado de um planejamento iniciado em 2025 e viabilizado por meio da parceria entre o Governo do Estado, instituições públicas e privadas, patrocinadores e a equipe da Associação. Para ele, o evento fortaleceu o municipalismo e despertou no público o sentimento de pertencimento e orgulho de ser alagoano.
Na avaliação do vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, a feira superou as expectativas pela diversidade dos produtos apresentados e pelo engajamento do público e dos parceiros. Ele destacou que a surpresa positiva foi recorrente entre os visitantes e projetou uma edição ainda maior no próximo ano.
Entre os patrocinadores premium, a FIEA destacou a Feira como um marco para o fortalecimento do municipalismo. Já a Fecomércio Alagoas ressaltou o impacto econômico e institucional do evento, enquanto a Secretaria de Estado do Turismo enfatizou a valorização das regiões além do litoral. Representantes do Governo do Estado, da Caixa Econômica, do Grupo Equatorial e demais parceiros também celebraram os resultados, reforçando o compromisso com a continuidade da iniciativa em 2027.

