O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30), em Brasília. O procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos e ocorreu sem intercorrências. Lula recebeu alta por volta das 10 horas e deixou o hospital em seguida.
Após a cirurgia, o presidente permanecerá em repouso na residência oficial da Granja do Torto durante esta sexta e todo o fim de semana. A previsão é que ele retome suas atividades normalmente na segunda-feira (2).
O procedimento no olho esquerdo marca a segunda cirurgia de catarata do presidente, que já havia passado pelo mesmo tratamento em 2020, quando a intervenção foi realizada no olho direito. A catarata consiste na perda de transparência do cristalino, lente natural do olho, e causa visão embaçada, semelhante à observação de um vidro opaco ou ambiente nublado.
O tratamento da catarata envolve a substituição do cristalino comprometido por uma lente artificial transparente, procedimento cirúrgico considerado seguro e eficaz. Fatores como envelhecimento, diabetes, uso prolongado de corticoides ou traumas oculares podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
O histórico de saúde recente do presidente inclui uma craniotomia de emergência em 10 de dezembro de 2024, realizada no Hospital Sírio-Libanês para drenar um hematoma na cabeça causado por uma queda. Lula passou por procedimento preventivo dois dias depois, garantindo recuperação completa, e recebeu alta hospitalar em 15 de dezembro de 2024.

