Alagoas alcançou, em 2025, o menor tempo médio da sua história para a abertura de empresas: 11 horas e 37 minutos. O desempenho representa uma redução de 14,16% em comparação com 2024, quando o processo levava, em média, 13 horas e 32 minutos. Os dados foram divulgados pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do Governo Federal.
O levantamento considera o intervalo entre a criação do protocolo de abertura pelo empreendedor, com o preenchimento da consulta prévia, e a autenticação do processo pela Junta Comercial. Para isso, são analisados três pontos: o tempo de resposta à consulta prévia de localização e nome empresarial, a validação cadastral no sistema e a análise final do processo pela Junta Comercial.
Em 2025, o tempo médio para a consulta prévia foi de 7 horas e 4 minutos. A validação cadastral levou apenas 5 minutos, enquanto a análise do processo pela Junta Comercial foi concluída em cerca de 4 horas e 27 minutos. Todo o procedimento ocorre de forma digital, por meio do Portal Facilita Alagoas, gerenciado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), responsável também pela análise dos registros.
Em comparação com 2024, o avanço mais expressivo ocorreu na etapa de análise da Juceal, que teve uma redução de 37,12% em relação ao tempo médio de 7 horas e 5 minutos registrado no ano anterior.
O resultado de 2025 consolida uma queda contínua no tempo necessário para abrir empresas no estado. Em 2019, primeiro ano do monitoramento da Redesim, o prazo médio era de 64 horas e 42 minutos. Em 2022, esse número caiu para 19 horas e 35 minutos, até atingir o menor índice histórico neste ano.
Segundo o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o desempenho acompanha o crescimento no número de empresas abertas no estado. Ele destacou o fortalecimento da articulação com os municípios, responsáveis pela consulta prévia, e os investimentos em novas funcionalidades, como o uso de inteligência artificial, como fatores decisivos para a melhoria do ambiente de negócios. A expectativa, de acordo com ele, é manter os bons resultados em 2026.
O ranking da Redesim leva em conta apenas os processos vinculados

