Após a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Penitenciária da Papuda, os arredores da unidade prisional passaram a ser identificados com denominações irônicas no serviço de mapas do Google. Ao buscar a localização, os usuários encontram designações como “Recanto do Soluço III”, “Recanto do chifre partido”, “monumento ao soldador desconhecido” e “Centro de solução para golpistas”.
As alterações, que consistem em trocadilhos com a situação atual de Bolsonaro, foram inseridas por usuários na plataforma do Google Maps e, consequentemente, replicadas em aplicativos de transporte, como a Uber.
As novas nomenclaturas fazem referência à transferência do ex-mandatário para a unidade e aludem tanto a problemas de saúde recentes do ex-presidente quanto ao episódio de 21 de novembro de 2025, quando ele tentou remover a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.
Os locais renomeados já acumulam mais de 50 avaliações de usuários, que utilizam o espaço para fazer comentários irônicos sobre a situação do ex-presidente.
Esta não é a primeira vez que o local de cumprimento de pena de Bolsonaro recebe alterações no Google Maps. Em 5 de janeiro, a Superintendência Regional da Polícia Federal, onde ele cumpria anteriormente a sentença de 27 anos e 3 meses, também foi renomeada de forma semelhante, passando a constar como “Recanto do Broxa Soluçante”.

