O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda indicar Dario Durigan, atual secretário-executivo do ministério da Fazenda, para substituir Fernando Haddad (PT) à frente da pasta.
Fernando Haddad retornou de férias nesta segunda-feira (12) e deve deixar o ministério ainda em fevereiro. A saída do ministro foi noticiada pela CNN em dezembro de 2025 e, posteriormente, confirmada pelo próprio Haddad, que pretende se dedicar à campanha de reeleição do presidente.
A mudança integra um pacote de alterações no primeiro escalão do governo em razão das eleições deste ano. A expectativa no Planalto é que novas indicações na Esplanada sejam anunciadas gradualmente até abril, prazo limite para desincompatibilização de candidatos.
Além de Durigan, outro nome avaliado para ocupar a segunda posição na Fazenda é o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, conforme aconselhamento recebido pelo presidente.
A saída de Haddad também gera especulações sobre seu futuro político. Apesar de ter declarado repetidamente que não pretende disputar cargo eletivo em 2026, interlocutores de Lula indicam que o presidente pode convencê-lo a mudar de ideia. Entre as possibilidades cogitadas estão a disputa pelo governo de São Paulo ou por uma vaga no Senado pelo estado.

