A maioria dos trechos de praias localizados nos Litorais Sul, Norte e em Maceió está própria para banho, segundo o mais recente relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Conforme os dados apresentados, 63 trechos de praias em todo o estado foram classificados como adequados para os banhistas. Desse total, 22 ficam no Litoral Sul, 18 no Litoral de Maceió e 23 no Litoral Norte.
Em contrapartida, cinco trechos foram considerados impróprios para banho. Entre eles, um está localizado no Litoral Sul, dois no Litoral de Maceió e outros dois no Litoral Norte.
O relatório esclarece que uma praia é considerada própria quando, em pelo menos 80% das amostras de água coletadas no mesmo ponto ao longo de cinco semanas, os índices de Escherichia coli não ultrapassam o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água.
Por outro lado, os trechos classificados como impróprios são aqueles que não atendem a esse critério ou que apresentaram, na última semana analisada, concentração superior a 2.000 NMP de Escherichia coli por 100 mL de amostra.

