A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que o país não se renderá aos Estados Unidos, apesar da operação militar que culminou na captura de Nicolás Maduro. A manifestação aconteceu neste sábado (3/1).
“Estamos prontos para defender a Venezuela e os nossos recursos nacionais e energéticos”, disse Delcy durante reunião no Conselho de Defesa do país, em Caracas.
Em meio a incertezas sobre o futuro político do país — do qual Donald Trump já anunciou que os Estados Unidos vão assumir o comando até a transição —, Delcy afirmou que “só existe um presidente neste país [Venezuela], e seu nome é Nicolás Maduro Moros”. A fala da vice-venezuelana indica que a mesma não assumiu a presidência, mesmo após a captura do líder chavista.
De acordo política de 56 anos de idade, a operação dos EUA em território venezuelano busca uma “mudança de regime” no país, cujo objetivo seria “se apoderarem de nossos recursos energéticos, minerais e naturais”.
Por isso, Delcy afirmou que todo o poder nacional da Venezuela foi acionado, com o objetivo de defende a soberania nacional.

