Durante a madrugada dessa quinta-feira (31), um incêndio atingiu a subestação de energia elétrica de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O fogo mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que conseguiram controlar as chamas, mas o incidente provocou falta de energia em diversos municípios da Região Metropolitana.
Segundo informações iniciais, o incêndio começou por volta das 3h. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um forte clarão na área da subestação, além de uma grande coluna de fumaça visível no céu da cidade de São Gonçalo.
Moradores relataram interrupção no fornecimento de energia elétrica em pelo menos seis cidades desde o ocorrido. Entre os municípios afetados estão São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé.
Em nota, a Enel, concessionária responsável pela subestação e pelo fornecimento de energia na região, informou que um desarme na subestação de Alcântara causou a interrupção do serviço para parte dos clientes dessas localidades.
Ainda de acordo com a empresa, manobras remotas foram realizadas desde o início da ocorrência para reduzir o número de consumidores impactados, enquanto técnicos fizeram a inspeção do local. A concessionária afirmou que, durante a madrugada, o fornecimento foi restabelecido para 94% dos clientes e que as equipes seguem trabalhando para normalizar totalmente o serviço em São Gonçalo.

