O vereador Lúcio Carlos Medeiros, da cidade de Palmeira dos Índios (AL), participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a ampliação do Programa Casa Azul, que oferece apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sessão foi conduzida pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), autor da proposta.
Em seu pronunciamento, o vereador alagoano destacou a importância da iniciativa para municípios menores e a realidade enfrentada pelas famílias, especialmente as mães de crianças atípicas. Ele descreveu a jornada burocrática e custosa para obter um diagnóstico, citando a necessidade de relatórios escolares e a dificuldade de acesso a neuropsiquiatras.
“Essas etapas custam caro, custam tempo e transformam a vida por inteiro das pessoas. São evidenciadas no número exorbitante de abandono das mães atípicas”, afirmou Lúcio Carlos. Ele também relatou uma visita a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) especializadas em Recife (PE), que possuem centros de atendimento integrado para crianças e seus pais, como um modelo a ser replicado.
A proposta em discussão visa transformar o programa em uma política pública permanente com custeio federal, garantindo o acesso a cidades de todos os portes. O vereador agradeceu e parabenizou o deputado Eduardo da Fonte pela luta e esteve acompanhado pelos vereadores Madson Monteiro e Jânio Marques.

