Proposta pioneira que garante atendimento especializado, apoio psicológico e ações educativas segue para sanção da Prefeita Ziane Costa.
O projeto de lei da vereadora Fabiola Marques de Lima (MDB) que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa deu um passo crucial para se tornar lei. O texto foi aprovado na Câmara Municipal e agora segue para a sanção da Prefeita Ziane Costa.
A aprovação representa um avanço significativo para a saúde pública em Delmiro Gouveia, que se tornará uma das primeiras cidades de Alagoas a implementar uma política pública focada exclusivamente nesse período da vida feminina.
A proposta aprovada prevê a criação de um atendimento especializado e multiprofissional nas unidades básicas de saúde. O foco é ampliar exames e tratamentos voltados à prevenção de doenças associadas à menopausa e ao climatério, como osteoporose e problemas cardiovasculares.
Além do cuidado clínico, a lei inclui a oferta de apoio psicológico, a formação de grupos terapêuticos e o desenvolvimento de campanhas educativas para combater os estigmas culturais relacionados a essas fases.
Com a aprovação do Legislativo, a palavra final cabe agora ao Executivo. O município aguarda a sanção da Prefeita Ziane Costa para que a nova política de cuidado integral à saúde da mulher seja promulgada.

