O presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Joãozinho, afirmou durante entrevista à Rádio Difusora FM que o estado quebrou seu recorde histórico de abertura de empresas. Nos primeiros 11 meses de 2025, foram registradas 40.437 novas empresas, número que ultrapassa todas as marcas anteriores.
|Segundo o presidente, o avanço está diretamente ligado ao processo de modernização e à adoção de inteligência artificial (IA) na análise dos processos empresariais. Com a integração da IA ao Portal Facilita Alagoas, a Juceal registrou um aumento de 71,41% no número de processos deferidos sem erros, o que representa uma redução significativa no retrabalho e nos pedidos de exigência.
IA reduz erros e acelera abertura de empresas
Antes da implementação da tecnologia, cerca de 35% dos processos apresentavam falhas simples, que atrasavam deferimentos e impactavam contadores e empreendedores. Agora, a inteligência artificial atua tanto no momento pré-protocolo, auxiliando contadores a corrigirem inconsistências, quanto na análise interna, apoiando os técnicos da Junta.
“Os ganhos são muito grandes. Conseguimos diminuir drasticamente o retrabalhamento e aumentar a eficiência da Junta e dos escritórios de contabilidade”, afirmou Joãozinho.
Alagoas reduz pela metade o tempo de abertura de empresas
Joãozinho também destacou que Alagoas se consolidou como um dos estados mais rápidos do Brasil para abertura de empresas. Enquanto a média nacional é de 22 horas, o tempo médio no estado caiu para 11 horas e 25 minutos, graças à automatização e ao novo fluxo de trabalho.

