Marcelo Nascimento da Rocha, mais conhecido como Marcelo VIP, faleceu nesta terça-feira (9), aos 49 anos. Ele ficou nacionalmente reconhecido como um dos maiores golpistas do país, especialmente após um episódio emblemático ocorrido em 2001.
“Um cliente que se tornou um grande amigo. Hoje nos despedimos do incrível Marcelo VIP’s. Que Deus o receba em paz. Descanse, meu querido amigo”, publicou o advogado Nilton Ribeiro, que o representava, em seu perfil do Instagram.
A causa do óbito não foi divulgada. O velório será realizado nesta quarta-feira (10) em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).
Marcelo VIP era acusado de aplicar uma série de fraudes. Parte de sua trajetória foi registrada no livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, posteriormente adaptado para o cinema, com Wagner Moura interpretando o personagem do golpista.
Ele acumulou condenações por crimes como associação ao tráfico de drogas, roubo de aeronave, estelionato e falsidade ideológica – chegou a se passar por um dos fundadores da companhia aérea Gol. Foi preso em doze estados diferentes e conseguiu evadir-se da prisão em seis oportunidades.
Em 2001, protagonizou um de seus golpes mais conhecidos ao se fazer passar pelo filho do proprietário da Gol. Na ocasião, concedeu entrevistas como Henrique Oliveira e estabeleceu contato com diversas personalidades públicas.

