O deputado federal Paulão (PT-AL) fez duras críticas ao Projeto de Lei 2162/23, que busca reduzir penas aplicadas a investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Durante discurso na Câmara dos Deputados, o parlamentar questionou a postura da Casa ao pautar a proposta e afirmou que o tema representa um desrespeito à sociedade brasileira.
Em sua fala, Paulão classificou como “lamentável” a inclusão do texto na ordem do dia. “Esta Casa vai virar as costas para o povo brasileiro? Anistia para bandido? Isso é inaceitável!”, declarou. O deputado lembrou ainda que os ataques às sedes dos Três Poderes constituíram um grave atentado à democracia, citando como autores intelectuais o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais Braga Netto e Augusto Heleno.
O parlamentar também mencionou pesquisas de opinião que indicam rejeição majoritária da população à anistia dos envolvidos nos atos antidemocráticos. Segundo ele, o sentimento nacional é claro: crimes contra o Estado Democrático de Direito não devem ser anulados por conveniência política.
Paulão encerrou a manifestação conclamando o Congresso Nacional a rejeitar o projeto. “A sociedade não aceita! Anistia para bandidos, não!”, reforçou.

