O historiador e pesquisador José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes, faleceu na manhã desta segunda-feira (8), aos 89 anos. Considerado a principal referência no âmbito da cultura popular de Arapiraca e do Agreste, ele dedicou sua vida a pesquisar e difundir a história e as tradições da região.
Escritor, poeta, escultor autodidata e folclorista, Zezito foi um dos fundadores da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala). Sua produção artística e intelectual ganhou projeção além dos limites locais: ele expôs trabalhos em diversas cidades brasileiras — como Maceió, Recife, Rio de Janeiro e Salvador — e até no exterior, como na Itália, divulgando a riqueza das expressões populares nordestinas.
Natural da Paraíba, mudou-se para Arapiraca ainda na infância, aos seis anos de idade, cidade onde construiu toda sua trajetória. Publicou obras essenciais sobre costumes, tradições e memória regional, entre as quais se destacam Arapiraca Através do Tempo, A Feira de Arapiraca, Folclore da Seca, Cantigas das Destaladeiras de Fumo e Tabira e Outras Manifestações Populares, editadas por instituições como a Fundação Joaquim Nabuco e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

