Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 8 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»BRASIL»Lula seria eleito contra Flávio Bolsonaro com ampla vantagem
    BRASIL

    Lula seria eleito contra Flávio Bolsonaro com ampla vantagem

    2025-12-08T09:18:27-03:000000002731202512

    A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada em 6 de dezembro de 2025, mostra que, num eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, Lula venceria Flávio Bolsonaro com folga: 51% das intenções de voto contra 36% — uma diferença de 15 pontos percentuais.

    Flávio anunciou na última sexta-feira (5/12), ter sido escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como seu candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem.

    O levantamento ouviu 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios do país, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

    Outros cenários

    Além da disputa Lula x Flávio, o Datafolha simulou confrontos com outros nomes da chamada “direita” ou do bolsonarismo, com os seguintes resultados em segundo turno:

    Lula x Tarcísio de Freitas (Republicanos): 47% a 42% para Lula.

    Lula x Ratinho Jr. (PSD): 47% a 41%.

    Lula x Eduardo Bolsonaro (PL-SP): 52% a 35%.

    Lula x Michelle Bolsonaro (PL-DF): 50% a 39%.

    Segundo o Datafolha, o adversário que representa a situação mais competitiva à direita hoje seria Tarcísio — sem vínculos diretos com o sobrenome “Bolsonaro” — seguido por Ratinho Jr. Ainda assim, mesmo nesse cenário “mais próximo”, Lula mantém vantagem clara. ([Jornal do Brasil][3])

    O resultado reforça a percepção de que o sobrenome Bolsonaro — e os herdeiros políticos da família — carregam hoje um peso expressivo de rejeição, o que favorece Lula mesmo diante de tentativas de recomposição da direita. A vantagem de 15 pontos contra Flávio sugere que, no atual ciclo, o eleitorado ainda sofre de “cansaço” com o bolsonarismo.

    Por outro lado, a dispersão dos potenciais candidatos da direita (filhos, aliados ou governadores) mantém a disputa fragmentada — o que enfraquece a oposição em cenários de segundo turno, mas também cria incertezas sobre o que poderá acontecer se houver realinhamentos, alianças ou uma “unidade” do campo anti-Lula até 2026.

    Até o momento, o resultado deixa claro: mesmo entre os adversários mais competitivos da direita, Lula aparece como franco favorito — uma vantagem estratégica relevante para o tabuleiro eleitoral do próximo ano.

    Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.