Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 6 fevereiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»SAÚDE»Gestantes de Alagoas passam a receber vacina contra vírus que causa bronquiolite grave em bebês
    SAÚDE

    Gestantes de Alagoas passam a receber vacina contra vírus que causa bronquiolite grave em bebês

    2025-12-04T08:30:04-03:000000000431202512

    Gestantes alagoanas agora contam com uma nova proteção no pré-natal: a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos. Alagoas recebeu, nessa quarta-feira (3), 12.430 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, que passam a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante.

    A partir desta quinta-feira (4), as 102 secretarias municipais de Saúde já podem retirar suas cotas do imunizante, distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O início da vacinação ficará sob responsabilidade de cada município.

    O VSR é um dos principais agentes de infecções respiratórias graves em bebês. Segundo o Ministério da Saúde, quase todas as crianças têm contato com o vírus até os dois anos de idade, sendo que o primeiro episódio costuma ser o mais severo e exigir internação. Por isso, a inclusão da vacina no calendário é considerada um avanço para reduzir hospitalizações nos primeiros meses de vida.

    A aplicação será feita a partir da 28ª semana de gestação, em dose única por gravidez. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo.

    O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o imunizante deve impactar diretamente a redução de internações pediátricas. “Estamos falando de uma proteção capaz de evitar hospitalizações e salvar vidas de recém-nascidos”, afirmou.

    Dados do Ministério da Saúde mostram que, somente em 2025, o país registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por VSR, dos quais 82,5% ocorreram em crianças menores de dois anos. Como não há tratamento específico para bronquiolite, a prevenção é considerada fundamental.

    A vacina passa a ser oferecida gratuitamente pelo SUS, diferentemente da rede privada, onde pode custar até R$ 1,5 mil. O acesso foi viabilizado por acordo entre o Governo Federal, Instituto Butantan e o laboratório fabricante para transferência de tecnologia e futura produção nacional.

    A coordenadora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, reforçou a importância da adesão das gestantes. “Os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos pela placenta e protegem o bebê nos primeiros seis meses de vida, período de maior risco”, explicou.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.